Smart - Iphone

Vereadores derrubam veto em votação na Câmara Municipal

Por Redação em 28/11/2024 às 11:23:39

Após receber pedido de vistas na reunião da semana passada, o veto enviado pelo Executivo, retornou a pauta da Câmara desta quarta-feira (27) e recebeu, por unanimidade, voto contrĂĄrio dos vereadores. A proposição de lei nÂș 1.441/2024 de iniciativa do vereador Vanderlei Cardoso Miranda, regulamenta a realização de parceria entreo MunicĂ­pio de João Monlevade e proprietĂĄrios de imóveis vizinhos para a construção de muros de divisa e dĂĄ outras providĂȘncias.

Durante a discussão do projeto, Vanderlei Miranda, lembrou que a proposição havia sido aprovada, pelo legislativo, por unanimidade, com parecer favorĂĄvel, da equipe jurĂ­dica e de todas as comissões. Vanderlei esclareceu que "o Executivo, em nenhum momento se manifestou contrĂĄrio ao projeto, as vezes hĂĄ entendimentos diferentes e é louvĂĄvel" disse. Ele ressaltou que o projeto não obriga o municĂ­pio a executa-lo. De acordo com o parlamentar, conforme citado no 2Âș e 3Âș artigos, "para efeitos dessa lei, considera-se a parceria, a cooperação entre o municĂ­pio e o proprietĂĄrio do imóvel vizinho, de forma voluntĂĄria e consensual para a realização de obras nos muros de divisões entre propriedades privadas e ĂĄreas pĂșblicas" esclareceu.

O vereador Thiago Titó, que solicitou vistas ao veto, disse que alguns moradores realmente necessitam dessa parceria e que acredita que o projeto seja executado, jĂĄ o lĂ­der de governo, vereador Belmar Diniz, lembrou de projetos semelhantes que celebram a parceria do poder pĂșblico com empresas e cidadãos, jĂĄ anteriormente aprovados. O veto foi derrubado por unanimidade com 13 votos. O projeto agora retorna ao Executivo para ser promulgado.

Câmara aprova trĂȘs importantes projetos

Durante a reunião desta quarta-feira(27), trĂȘs importantes projetos foram aprovados pelos vereadores. Foi aprovado em turno Ășnico, o projeto de lei 1.515/2024, de iniciativa do vereador Lieberth Oliveira Silva, que denomina de "Luzia Josina de Faria" a atual rua existente no bairro Loanda, com entrada pela avenida Armando Fajardo.

Segundo turno e redação final

Ainda na reunião, os parlamentares aprovaram, em segundo turno e redação final, o projeto de lei nÂș 1.505/2024, de iniciativa do vereador Belmar Diniz, que altera o caput do art 1Âș da Lei nÂș 2.655, de 02 de julho de 2024, que dispõe sobre a concessão do benefĂ­cio de meia-entrada em eventos artĂ­stico-culturais e esportivos para famĂ­lias inscritas no Cadastro Ùnico para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e dĂĄ outras providĂȘncias. A alteração acrescenta a meia-entrada, também, em eventos musicais.

Aprovado também o projeto de lei nÂș 1.491/2024, de iniciativa do vereador Gustavo Prandini, que altera o artigo 3Âș da Lei nÂș 1836, de 24 de novembro de 2009, que dispõe sobre a criação do Programa de Transporte Social UniversitĂĄrio. A alteração visa flexibilizar o critério de prestar serviços comunitĂĄrios mediante a justificativa quanto a dificuldade de seu cumprimento, devidamente comprovada, por parte do aluno.

Programa Adote um Pet é aprovado em primeiro turno pelos vereadores

Na reunião desta quarta-feira (27), os vereadores da Câmara de João Monlevade aprovaram, em primeiro turno, o projeto de lei nÂș 1.512/2024 de inciativa do vereador Belmar Lacerda Silva Diniz, que institui o "Programa Adote um Pet" no municĂ­pio de João Monlevade e dĂĄ outras providĂȘncias.

Em sua justificativa o projeto tem como objetivo incentivar a adoção de animais domésticos, especialmente cães e gatos, visando reduzir a população de animais abandonados e em situação de rua além de promover a conscientização sobre a posse responsĂĄvel e os cuidados necessĂĄrios aos animais domésticos.

O projeto visa ainda a criação de um canal especifico de comunicação, através de um bando de dados pĂșblico, contendo informações sobre os animais disponĂ­veis para adoção. Segundo o autor do projeto a realidade no municĂ­pio é preocupante, com um nĂșmero crescente de animais abandonados, que não tem acesso a alimentação adequada, abrigo, cuidados veterinĂĄrios e castração o que ocorre para a perpetuação desse ciclo de abandono. Projeto segue agora para a votação em segundo turno.

Comunicar erro
Smart trincou
24h